Eólica no RN tem contrato de energia de reserva anulado pela Aneel

O Contrato de Energia de Reserva da central geradora eólica Famosa I foi cancelado pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que determinou à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica a aplicação da multa prevista no documento à empresa responsável pelo projeto. A Aneel já havia revogado a outorga da usina no ano passado.

A eólica Famosa I, prevista para ser instalada no município de Tibau, foi contratada em 2012 com previsão de entrada em operação comercial em julho de 2014. O cronograma foi alterado depois pela agência, para que a operação coincidisse com a conclusão das instalações de transmissão da subestação Mossoró IV, no Rio Grande do Norte.

No ano passado, a Aneel concluiu que o cronograma do empreendimento estava comprometido, mas suspendeu o processo de revogação da outorga até a realização do leilão de descontratação de energia de reserva. Como a Central Eólica Famosa I não conseguiu negociar a revogação do contrato no certame, sua autorização foi extinta.

Fonte: Sueli Montenegro | Canal Energia

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *