Foto: SEERN Press

Estudante do RN é premiado em mostra científica nos Estados Unidos

O estudante Ciros Kauer Tavares das Chagas, estudante do Curso Técnico Integrado em Eletrotécnica do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (IFRN) Campus Mossoró recebeu o certificado de menção honrosa pelo seu trabalho apresentado na 10ª edição da I-SWEEEP, uma Mostra Científica realizada entre os dias 3 e 7 de maio, no Texas, Estados Unidos.

A pesquisa realizada pelo estudante tem como título “Greenplat: Automação de estufa com monitoramento web” e concorreu na categoria Gestão e Poluição. O trabalho consiste em um sistema de automação capaz de monitorar e verificar as variáveis climáticas e a partir delas controlar os recursos hídricos e energéticos, minimizando o impacto das severas mudanças climáticas que ocorrem no Nordeste.

O projeto visa tornar a plataforma mais acessível aos pequenos produtores. “Utilizei plataformas de código aberto ou ‘open source’ para a construção de sensores com custo mais barato do que os apresentados pelo mercado. A ideia é que essa tecnologia de baixo custo esteja acessível ao pequeno agricultor, considerando que são eles que garantem a qualidade dos alimentos que chegam até a mesa dos brasileiros”, explicou Ciros.

A 10ª I-SWEEEP reuniu estudantes de 70 países oriundos de diversas instituições de ensino. “Enfrentei alguns desafios pelo caminho mas foi recompensador. Essa experiência trouxe visibilidade ao meu trabalho e quero seguir com ele adiante”, disse o estudante

Os próximos passos de Ciros serão o de transformar o projeto em um produto comercializável. “Farei mais testes para verificar a durabilidade dos sensores e como eles vão se comportar diante das variáveis climáticas, além de buscar meios de reduzir seu tamanho para que ele se adapte melhor à usabilidade e comercialização”, finaliza.

O promissor projeto será discutido junto a especialistas nos Estados Unidos. O Diretor Setorial de Tecnologia e Inovação do CERNE (Centro de estratégias em Recursos Naturais e Energia), Olavo Oliveira, vai levar o trabalho para a Universidade de Houston para conversar sobre possíveis aplicações e parcerias em um projeto de materiais termoelétricos em cooperação com o MIT, suportado pelo Departamento de Energia do Governo Americano. A pesquisa é realizada pelo professor Zhifeng Ren.

O Sindicato das Empresas do Setor Energético do Rio Grande do Norte (SEERN) apoiou financeiramente a ida do estudante aos Estados Unidos cobrindo parte dos custos relativos às passagens aéreas.

Fonte: SEERN Press

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *