Foto: epocanegocios.globo.com

Fonte eólica atinge 10 mil MW de capacidade instalada no Brasil

A fonte eólica atingiu a marca de 10 mil megawatts (MW) de capacidade instalada nesta semana no Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica). A marca foi alcançada com a entrada em operação do parque Vila Pará II, do grupo francês Voltalia, em Serra do Mel (RN), com 24 MW de capacidade.

“Somos hoje 7% da geração de energia do país. Estamos espalhados em todos os Estados do Nordeste. E acabamos de atingir 10 gigawatts de parques em pé”, afirmou Lauro Fiúza, presidente do conselho de administração da Abeeólica, durante discurso de abertura no Brazil Wind Power (BWP), principal evento do segmento no Brasil, realizado no Rio.

Segundo o executivo, a cadeia de fornecedores da indústria de energia eólica conta hoje com seis grandes fabricantes de aerogeradores. Desses, uma empresa é genuinamente brasileira, a WEG. “Saímos da infância e agora estamos na puberdade”, completou Fiúza.

De acordo com a Abeeólica, além dos 10 mil MW instalados, há outros 8 mil MW de projetos eólicos contratados nos leilões de energia e que deverão entrar em operação até 2020. “Muito em breve a fonte eólica será a segunda maior fonte de energia da matriz elétrica nacional”, afirmou Elbia Gannoum, presidente da Abeeólica.

Segundo o conselho mundial de energia eólica (GWEC, na sigla em inglês), o Brasil foi o quarto país em crescimento de energia eólica no mundo em 2015, em capacidade instalada, atrás da China, Estados unidos e Alemanha.

 Fonte: Rodrigo Polito | Valor Econômico
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *