Foto: cortezengenharia.com.br

SEERN participa de inauguração do Complexo Eólico Vamcruz

A empresa francesa Voltalia inaugurou oficialmente nesta quarta-feira (29), o Complexo Eólico Vamcruz, no Rio Grande do Norte. Instalado no município de Serra do Mel – distante 320 km de Natal – o empreendimento foi construído em parceria com a Chesf e a Encalso Damha, com investimento de R$ 500 milhões. Especializada em produzir energia a partir de fontes renováveis, a Voltalia é associada ao Sindicato das Empresas do Setor Energético do RN (SEERN).

Diretor-geral da Voltalia Brasil, Robert Klein. (Foto: SEERN)

Diretor-geral da Voltalia Brasil, Robert Klein. (Foto: SEERN)

Com potencial para produzir 450 GWh por ano, a energia gerada pelo complexo é suficiente para atender 200 mil famílias. O Vamcruz é integrado por quatro parques  – Caiçara I, Caiçara II, Junco I e Junco II –  com capacidade instalada total de 93 MW. Os 31 aerogeradores que compõe o complexo são da empresa espanhola Acciona Windpower e a potencia unitária é de 3MW cada.

Foto: SEERN

Foto: SEERN

O empreendimento foi viabilizado em um leilão realizado em 2011, em que o consórcio comandado pelas três empresas saiu vencedor. No auge da construção, foram gerados 485 empregos e atualmente trabalham 30 pessoas na operação. O complexo começou a funcionar com 100% da sua capacidade em novembro de 2015 e estima-se que reduza a emissão de CO2 em aproximadamente 160.535 toneladas por ano.

A cerimônia de inauguração oficial contou com as presenças do diretor-geral da Voltalia Brasil, Robert Klein, do presidente da Chesf, José Carlos de Miranda Faria, do diretor-executivo do Grupo Encalso, Márcio Damha, do Diretor da Cortez Engenharia, Ricardo Cortez, do Diretor da Acciona Windpower Brasil, Pablo Pulpeiro, do Presidente SEERN, Jean-Paul Prates, o Coordenador Executivo do Sindicato, Wagner Porpino, além de autoridades locais.

Ao centro, o Presidente do Sindicato das Empresas do Setor Energético do RN, Jean-Paul Prates. (Foto: SEERN)

Ao centro, o Presidente do Sindicato das Empresas do Setor Energético do RN, Jean-Paul Prates. (Foto: SEERN)

Fonte: SEERN Press

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *